Matrix


Senhoras e senhores, tirem suas botinas, roupas de couro e sobretudos do guarda-roupa que hoje iremos falar de Matrix!

Matrix trouxe a ficção científica para o grande público em 1999 e foi o “culpado” por muita gente ter começado a se interessar por cinema, fosse pelos efeitos especiais ou pela mistura de HQ, anime e cyberpunk. O filme ganhou 4 Oscars: Melhores efeitos visuais, melhor edição, melhor edição de som e melhor mixagem de som... E pudera, não é? O filme foi um grande marco! 

Já teve aquela sensação de não saber se o que aconteceu foi realidade ou sonho? Já parou para pensar o que, de fato, torna a “realidade real”? Nunca passou pela sua cabeça que talvez você estivesse escondido em algum lugar, dormindo, enquanto vive a sua vida de forma irracional? Essas são as perguntas que dão um pontapé na história desse filme e nos leva a descobrir o que é a Matrix.

Matrix (no filme) é o nome da realidade virtual onde todos os seres humanos vivem. É o mundo que foi projetado por computador onde milhões de seres humanos pensam estar vivendo normalmente suas vidas, quando na verdade, estão adormecidos em uma cápsula servindo de “bateria” para manter essa realidade virtual que se “alimenta” do calor gerado por eles, tudo isso porque o mundo real, ou seja, o mundo fora da Matrix, foi destruído e dominado pelas máquinas. No filme, elas são representadas pelos Agentes, programas com aparência humanóide que entram na Matrix para garantir que ninguém “desperte desse sonho” e descubra a realidade fora dela. 

O primeiro filme é a grande corrida em busca de Thomas A. Anderson (Keanu Reeves), que era um programador de uma companhia de software e também um hacker, usando o apelido Neo. 

Durante sua vida como hacker, Neo passou um tempo atrás de um suposto terrorista chamado Morpheus (Laurence Fishburne) e, um tempo depois, descobriu algo chamado Matrix. O que ele não sabia era que Morpheus o observava há um tempo e também acreditava que ele seria o Escolhido, ou seja, aquele que libertaria todas aquelas pessoas da Matrix.

Depois de descobrir (e principalmente aceitar) a verdade, Neo se dedica a aprender a viver fora da Matrix, ajudando Morpheus e Trinity (Carrie-Anne Moss) á combater os agentes.

Curiosidades

- As Wachowski, diretoras do filme, pediram 80 milhões de dólares para a Warner para a produção do filme, mas o pedido foi recusado e a empresa disponibilizou apenas 10 milhões. As irmãs resolveram gastar todo o dinheiro nos primeiros dez minutos de filme (aquela cena inicial da Trinity). Quando mostraram o resultado para os executivos, eles ficaram tão impressionados que concordaram com o orçamento pedido anteriormente.

- As cenas que acontecem na Matrix ganharam uma tonalidade verde, enquanto todas as cenas que acontecem no mundo real tem uma tonalidade azul. A única vez que a cor verde aparece nas cenas do mundo real é o código de Matrix na tela de um computador.

- As famosas pílulas vermelha e azul são uma referência ao Mito da Caverna, de Platão. Resumidamente, este mito conta a história de pessoas que estão presas em uma caverna, que enxergam sombras de coisas que aparentemente não são reais, projetadas por uma fogueira. Acontece que a fogueira só reflete o mundo que existe fora da caverna, ainda desconhecido pelos prisioneiros. Isso significa que os seres humanos têm uma versão distorcida da realidade, e que se obrigam a ficar presos sempre aos mesmos pensamentos e noções, em vez de saírem da caverna e explorarem o mundo e outro tipo de realidade. Portanto, a pílula vermelha indica sair da mesmice, investigar, descobrir, questionar e sair da caverna, ou seja, entrar para a matrix. A pílula azul indica exatamente o contrário.

- Além da mais forte citação filosófica citada acima, o livro "Simulacra and Simulation", do filósofo francês Jean Baudrillard, também aparece no longa, com um buraco onde Neo guarda seus programas.

- O efeito "bullet time" e os famosos movimentos em 360º graus foram feitos especialmente para o filme, usavam-se 120 câmeras fotográficas em volta da cena e na edição cada foto era transformada em um frame, dando a sensação de 360º graus.

- Em 2012, o filme foi selecionado para ser preservado nos arquivos da National Film Registry, assim como O Guia do Mochileiro das Galáxias.

- Lana e Andy Wachowski fizeram o enredo de Matrix originalmente como uma história em quadrinhos. Os quadrinhos foram escritos previamente para a Marvel.

- Sendo assim, a história inteira do universo Matrix está presente, além dos quadrinhos (lançados apenas nos EUA) e nos 3 filmes, em 9 desenhos animados, chamados Animatrix (o primeiro desenho conta uma história que se passa entre o primeiro e o segundo filme da trilogia) e nos games: Enter the Matrix e The Matrix: Path of Neo.

- A famosa sequência de símbolos verdes que desciam nas telas consistiam em letras reversas, números e caracteres japoneses.

- Os atores foram treinados, todos os dias, durante quatro meses para fazer as coreografias de luta. As irmãs Wachowski não queriam dublês.
Tecnologia do Blogger.