Borrowed Time | Desmistificando todo o conceito de que "animação é coisa de criança"


Nós do De Volta Para a Taverna, quando indicamos animes para os nossos leitores e amigos, temos a impressão de sempre receber um certo desprezo pela fama que os animes tem de ser coisa pra criança, ainda assim sempre tentamos mostrar que o grande diferencial dos animes é que esse conceito é totalmente equivocado. Claro que há animes para crianças, do mesmo jeito que há filmes para crianças e séries para criança, mas a grande pegada dos animes é que há uma grande variedade de temas e muitos deles são bem fortes e vão contra todo o conceito de "felizes para sempre" e "todo mocinho se dá bem" que crescemos acostumados a ver nas animações ocidentais.

Dito isso, achei interessante quando vi o curta Borrowed Time, feito de forma independente por dois animadores da Pixar que procuraram, justamente, desmistificar essa coisa de que "desenho é coisa de criança". Estamos acostumados em ver a tragédia escondida em momentos alegres nas animações, com uma visão bem alto astral em cenas que poderiam até traumatizar as crianças e isso é justo, são filmes direcionados para o público infantil, mas já pararam pra pensar que as animações podem não ser somente para as crianças?

Sem perder toda a estética e os traços da Pixar, Borrowed Time mostra um xerife de volta ao local de um acidente que ele passou a vida inteira tentando superar. Descobrimos o que aconteceu no passado daquele homem de aparência cansada por meio de suas lembranças que vem à tona enquanto ele explora o local. Apesar de ter só sete minutos, o curta emociona, angustia e te faz refletir sobre como pode ser difícil o processo de perdoar a si mesmo. 

O curta foi selecionado para cerca de 27 festivais de cinema, e foi premiado em 7 deles. Com trilha sonora composta por Gustavo Santaolalla, ganhador do Oscar pelas trilhas de Babel e O Segredo de Brokeback Mountain, Borrowed Time foi escrito e dirigido por Lou Hamou-Lhadj (Wall-E; Toy Story 3; Valente; O Bom Dinossauro) e Andrew Coats (Divertida Mente; Valente; Carros 2), e produzido por Amanda Deering Jones (Como Treinar o Seu Dragão e Universidade Monstros). Confira abaixo o vídeo:






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.