Days - 1ª Temporada


E como já é de costume aqui no De Volta Para a Taverna acompanhar animes de esportes (pelo menos a maioria deles), não poderíamos ter deixado Days passar batido. Para quem não conhece, Days é um anime onde o personagem principal Tsukamoto, que nunca praticou nenhum tipo de esporte, acaba entrando em um dos maiores e mais famosos times de futebol, o Seiseki. No meio de grandes jogadores, ele consegue provar (mesmo sem saber) que até aqueles sem talento natural conseguem fazer a diferença.

Em meio a uma temporada em que tivemos outros animes de esportes com animações tão boas como Haikyuu, All Out e Yuri no Ace (que ainda pretendemos trazer nossa crítica), Days deixa um pouco a desejar nesse quesito. O uso de computação gráfica nas cenas panorâmicas chega a ser meio desanimador, mas apesar de Days ser um anime de esporte, o ponto alto dele não são as cenas de treinamentos e campeonatos, e sim os personagens que tem personalidades bem distintas, determinação e carisma suficiente para fazer você torcer por cada ataque do time e ficar tenso em todos os momentos em que eles estão sendo atacados.

A história em si é bem simples e até um pouco clichê. Ela fala sobre um time que já foi grande, mas há algum tempo não consegue ir muito longe no campeonato da escola e dessa vez tenta conquistar o campeonato nacional. Você já deve ter visto isso em muitos animes com a temática esportiva, então por que dar uma chance para Days?

Days é um anime tão leve e envolvente que muitas vezes um episódio acaba e você nem se deu conta de que já se passaram os 20 minutos completos. Mesmo a história sendo clichê, você quer ver como vai acontecer com aqueles personagens e em vários momentos as atitudes deles acabam te surpreendendo de alguma maneira. Por mais que você pense que sabe o que vai acontecer, você fica na dúvida se realmente vai acontecer daquele jeito.

Como já foi dito, tudo isso é graças ao carisma dos personagens. Fora o Tsukamoto, que é o personagem principal e em suas cenas sempre tenha aquela dose de lição de moral sobre determinação, ainda tem outros três personagens que eu gostaria de destacar. 

Kazama é uma espécie de co-protagonista do anime e ao contrário do Tsukamoto, ele é alguém com muita habilidade. Com o passar do tempo ele acabou perdendo o seu interesse por futebol, mas depois de ver o Tsukamoto e seu jeito de (tentar) jogar, ele acaba voltando a ter o prazer em fazer parte de um time.

Já o Kimishita é a personificação do mau humor, porém é quase um paladino quando o assunto é seguir as regras do clube e organização. Pelo fato de ele não conseguir expressar outros sentimentos além da raiva, quando ele demonstra qualquer tipo de consideração por alguns personagens, ele acaba te conquistando. 

E para finalizar temos o capitão e estrela principal do time, Mizuki, que além de toda a sua habilidade em campo, o que mais se destaca nele é a falta de noção para tudo e qualquer coisa fora do futebol, protagonizando as cenas mais engraçadas do anime. Ter uma personalidade toda séria em contraste com as suas atitudes non-sense é sensacional. Ele é de longe o meu personagem favorito.

Days finalizou a temporada com 24 episódios e com o anúncio de uma segunda temporada, além de um OVA que será lançado em março de 2017.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.