Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 2


Depois de surpreender a todos em 2014, James Gunn continua acertando a mão em Guardiões da Galáxia Vol. 2 e nos entrega um filme que corresponde às expectativas e mantém a mesma qualidade do anterior.

Seis meses depois de terem salvado a galáxia no primeiro filme, Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket Racoon (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel) seguem trabalhando como os Guardiões da Galáxia quando a verdade por trás de quem é o pai do Senhor das Estrelas vem à tona e abala as estruturas do pequeno grupo de heróis.

O filme é sem dúvidas um dos mais divertidos do ano. O teor cômico é usado para impulsionar a história e aprofundar os personagens, além de dar um contraste e uma relevância maior para as cenas mais dramáticas e não apenas fazer rir.

A interação entre os personagens é magnífica. Yondu Udonta, o mercenário de pele azul do primeiro filme interpretado por Michael Rooker, tem muito mais importância na trama e as cenas em que ele e Rocket Racoon protagonizam são com certeza as melhores. Temos também a introdução de Mantis, vivida por Pom Klementieff e a dinâmica existente entre ela e os outros guardiões, em especial Drax, é excelente. 

Falar de Guardiões da Galáxia sem falar de sua trilha sonora é impossível. As músicas dos anos 70 e 80 embalam o filme todo e dão o tom de cada cena. Todas as músicas escolhidas encaixam perfeitamente e ajudam a termos uma imersão muito maior.

A direção de James Gunn parece estar muito mais desprendida das vontades do estúdio. Não apenas nas cenas surreais que são claramente experimentalismos do diretor, mas também na estrutura do filme. Talvez por isso, no meio do segundo ato, o ritmo diminua e percebemos um pouco de barriga na obra, mas logo a ação recomeça e isso se torna desimportante.

Como a mais nova parte do Universo Cinematográfico da Marvel, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é uma adição muito bem vinda a essa franquia, mas fechado em si. Um filme divertidíssimo que agrada até quem não gosta de filmes de super-heróis.

Quer saber sobre as cenas pós-créditos? Comentei sobre elas aqui (com spoiler).



Tecnologia do Blogger.