Doctor Who: Thin Ice


Está no contrato que para se consagrar como companion tem que fazer uma visitinha ao Tâmisa? Pois é, foi lá mesmo a aventura desse episódio e foi impossível não lembrar do que a Donna passou com o Doctor naquele mesmo lugar. O fato de também ter um grande animal preso tendo que fazer um trabalho forçado me fez lembrar muito de quando a Amy libertou aquela baleia em sua primeira viagem com o Doctor. Ah, lembranças...

Foi bem divertido ver a Bill e o Doctor pousarem (sem querer) com a TARDIS em uma Londres de 1814 (inclusive me fez lembrar da Martha que teve a mesma preocupação de andar em uma época onde a escravidão ainda era tão presente – perdoem, estou muito nostálgica). O fato é que eu nunca vi o 12th tão divertido e descontraído daquele jeito. As piadinhas e as tiradas que ele fez com a Bill e com os comerciantes foram maravilhosas, deu uma pegada tão leve ao episódio, pelo menos ali no começo.

Uma das cenas que mais se destacaram para mim foi o encontro do Doctor com o Lord Sutcliffe, que era o real responsável por todas as coisas estranhas que estavam acontecendo sobre o gelo fino do Tâmisa. Achando que encontraria um alienígena, o Doctor pediu para Bill que ele mesmo resolvesse a situação, dando a entender que ele iria reagir de forma mais tranquila que ela, mas quando ele descobre que o cara é humano depois de vê-lo destratando a Bill de forma racista, o soco na boca que Sutcliffe levou foi sensacional. A cara da Bill também foi sensacional. E o Doctor se explicando “ah, ele era humano...” foi mais sensacional ainda.

Entre ver tanto sofrimento de perto, mortes e ainda estar entendendo quem é o Doctor e o que ele faz, Bill que teve que decidir o destino de todos ali. Eu achei muito digno da parte do Doctor explicar que ele está ali para ajudar, mas seria mais justo se a humana que estivesse ali escolhesse o que seria melhor para o seu planeta. Afinal de contas, o que um ladrão de Gallifrey pode entender sobre o que é melhor para a Terra mais que uma nativa da Terra?

Fiquei com pena do Nardole sendo enrolado pelo Doctor no final do episódio. Não sei como ele ainda pôde acreditar que o Doctor realmente iria sossegar naquela faculdade, ainda mais depois de encontrar uma nova parceira. O grande mistério dessa temporada, por enquanto, é o que tem naquele cofre. O que está tão desesperado para sair, mas tem que ficar preso e ser vigiado com tanta cautela? Não acredito que vamos descobrir já no próximo episódio. A única coisa que deu para saber sobre o 10x04 é que vai vir uma história com um grande potencial de deixar todo bom whovian tão neurótico como quando vimos os weeping angels e as águas de Marte.



Tecnologia do Blogger.